
Hoje é um dia especial porque o Tadeu consegue vestir a beca e colocar o chapéu que um dia também vesti e lembro com uns versos que denominei de:
O BACHARELADO
Lembrei-me de uma foto que tirei
nos idos de oitenta e dois.
Portava uma beca e um chapéu
porque estava prestes a galgar o "podium"
onde chegam todos os que lutam e sofrem,
onde chegam todos os que se dedicam,
ao mister de se aperfeiçoar.
Estava recebendo o bacharelado,
bacharel eu seria para sempre.
Lembrava que pessoas, milhares delas
gostariam de ostentar na vida
aquele título que me era dado.
Tantos sonhos, tantos planos fiz.
Mas a vida me levou devagarinho
por caminhos diversos, nunca usei meu título.
O diploma que guardo com cuidado
poderia me servir, e pode ainda,
mas bem devagar, quase parando
porque de nada me serviu até agora.
Ministro, ministério são palavras
derivadas do latim: "menor três vezes".
Para ser três vezes menor me formei,
Bacharel eu sou em Administração.
Carregar os demais sobre meus ombros,
ser o servidor nunca servido
foi o que escolhi para fazer.
Depois, porém, vi que servir
nasce mais do coração do que do cérebro.
De nada me valeu aquele título
porque servidor eu sempre fui
servidor eu sou, sempre serei
com título ou sem título acadêmico.
Aos que me deixaram para trás,
e ganharam mais e se exaltaram
como donos daqueles e daquilo a que serviam
sei que jamais entenderão, na vida
o que é ser menor três vezes e carregar
sobre os ombros, sem recompensa e sem dinheiro,
sem amor, sem carinho ou afeição
o fardo de um título perverso
e a perversidade da incompreensão.
Espero que para ele tudo seja diferente.
Meus parabéns, filho e que Deus lhe encaminhe por caminhos de muito sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário