sábado, 31 de janeiro de 2009

BACHARELADO


Hoje é um dia especial porque o Tadeu consegue vestir a beca e colocar o chapéu que um dia também vesti e lembro com uns versos que denominei de:
O BACHARELADO

Lembrei-me de uma foto que tirei
nos idos de oitenta e dois.
Portava uma beca e um chapéu
porque estava prestes a galgar o "podium"
onde chegam todos os que lutam e sofrem,
onde chegam todos os que se dedicam,
ao mister de se aperfeiçoar.
Estava recebendo o bacharelado,
bacharel eu seria para sempre.
Lembrava que pessoas, milhares delas
gostariam de ostentar na vida
aquele título que me era dado.
Tantos sonhos, tantos planos fiz.

Mas a vida me levou devagarinho
por caminhos diversos, nunca usei meu título.
O diploma que guardo com cuidado
poderia me servir, e pode ainda,
mas bem devagar, quase parando
porque de nada me serviu até agora.

Ministro, ministério são palavras
derivadas do latim: "menor três vezes".
Para ser três vezes menor me formei,
Bacharel eu sou em Administração.
Carregar os demais sobre meus ombros,
ser o servidor nunca servido
foi o que escolhi para fazer.

Depois, porém, vi que servir
nasce mais do coração do que do cérebro.
De nada me valeu aquele título
porque servidor eu sempre fui
servidor eu sou, sempre serei
com título ou sem título acadêmico.

Aos que me deixaram para trás,
e ganharam mais e se exaltaram
como donos daqueles e daquilo a que serviam
sei que jamais entenderão, na vida
o que é ser menor três vezes e carregar
sobre os ombros, sem recompensa e sem dinheiro,
sem amor, sem carinho ou afeição
o fardo de um título perverso
e a perversidade da incompreensão.

Espero que para ele tudo seja diferente.
Meus parabéns, filho e que Deus lhe encaminhe por caminhos de muito sucesso.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CIENCIAS SOCIAIS


Encontrei esta foto, resolvi fazer um comentário e o fiz em versos.
FORMATURA

Preguei o meu sorriso numa foto.
--Estava alegre! hoje eu só suponho,
Pois certeza de estar, não tenho mais.
Mil novecentos e sessenta e seis.
Terminava um curso, mais um curso,
E, sociólogo, diziam que eu era.
O tempo foi passando e agora vejo,
Revejo aquela foto amarelada.
--Ainda bem que amarelou! Exclamo.
Pois de mentira foi, é, e será.
Nunca fui sociólogo, não deixaram.
E o sorriso que me estampa a face,
Suponho que foi simples fingimento,
Pois, se nada era para mim o curso,
Difícil era me alegrar de nada.
Luiz Soares Melo 14/08/01

domingo, 4 de janeiro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO MIMI


Hoje comemora aniversário a minha neta Michelle e nós daqui de Campo Grande lhe desejamos toda felicidade do mundo e muitos, muitos, muitos anos de vida. Salve 4 de janeiro!